Boa noite ! Hoje Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021 souzaeassisimoveis@gmail.com
Temos o imóvel certo para você!

Notícias

LAGOA VERMELHA, EM SAQUAREMA, É COMPARADA AO MAR MORTO PELA HIPERSALINIDADE

Postada em 09/05/2021 às 12:06:16

Compartilhar:

LAGOA VERMELHA, EM SAQUAREMA, É COMPARADA AO MAR MORTO PELA HIPERSALINIDADE
O secretário de Cultura de Saquarema afirmou que "são águas cristalinas e a pessoa não afunda, então o pessoal costuma chamar de Mar Morto de Saquarema"

No município de Saquarema, encontra-se a Lagoa Vermelha, que chega a ser comparada ao Mar Morto, devido a hipersalinidade de suas águas. A presença de hidrogênio sulfuroso é excelente para banhos medicinais.
Segundo Manoel Vieira, secretário de Cultura de Saquarema, trata-se um ponto de visitação, cultura e ciência muito importante da cidade e Saquarema se orgulha muito de ter a Lagoa Vermelha como um de seus patrimônios: "São águas cristalinas e a pessoa não afunda, então o pessoal costuma chamar de Mar Morto de Saquarema, por conta da hipersalinidade da água".
O nome, Lagoa Vermelha, se dá por conta de algas avermelhadas que encontram-se na lagoa. No local, a vegetação é de restinga, com bromélias colorindo a orla. Liga-se à lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas que existem a sua volta.
Importante para o turismo, o percurso até a lagoa é feito por uma trilha de aproximadamente 40 minutos de caminhada. A visitação deve ser feita com guias ambientais devidamente habilitados para evitar o impacto ao local.
A Lagoa Vermelha é Patrimônio Natural, Geológico e Científico do município de Saquarema. O local abriga espécies ameaçadas de extinção e endêmicas, como o Formigueiro-do-litoral, a Borboleta-da-praia, a Bromélia-gravatá, o Sabiá-da-praia, entre outros, caracterizando um ambiente sensível e que merece cuidados.
"A importância da Lagoa Vermelha para Saquarema é enorme. É um patrimônio geológico, tem estromatólitos, que são fósseis vivos, uma das primeiras formas de vida marinha, então isso é um ponto de pesquisa que são primordiais; tem dolomitas, que são formas geológicas especificas dessas região, que têm um destaque e uma formação específica naquela área que é importante de registrar", destacou Manoel Vieira, reforçando a importância da Lagoa para o município.

 

Fonte: diariodorio.com

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Chame pelo WhatsApp